sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Regresso às aulas sem birras! 5 Dicas que funcionam cá em casa :)




Setembro é o mês de regresso às aulas em Portugal, e certamente é um momento de ansiedade e stress tanto para os pais como para as crianças. Na Suécia, as aulas começaram dia 20 de agosto, então algumas rotinas já estão bem estabelecidas cá em casa. Gostaria de partilhar 5 dicas que funcionam muito bem com a minha família.

1. Preparar a roupa no dia anterior
As minhas filhas desde os 3 ou 4 anos escolhem a roupa que vestem. Esta situação pode ser fantástica ou pode ser muito má para os pais. Fantástica porque dá uma sensação de poder e decisão às crianças e isso aumenta a sua auto-estima, mas também pode ser frustrante quando os filhos não querem saber a nossa opinião sobre vestir um vestido às borboletas com uma meias às flores que lhes fica muito mal. Outra opção será mostrar duas ou três opções para a criança escolher.

2.  Acordar com música
Acordar as minhas filhas sempre foi muito complicado, então um dia experimentei uma música em vez do toque do despertador. Funciona bem desde há 1 ano. Eu decido a primeira música para que elas possam acordar e se vestir. Depois cada uma escolhe uma música para ver no youtube. Quando chegam ao pequeno almoço já estão com energia e não com as birras de não querer acordar. 

3. Pequeno almoço
O tempo do pequeno amoço é normalmente 20 minutos, porque para nós é importante aquele momento à mesa em família. Uma das minhas filhas fala muito e come devagar, e isso deixava-me super stressada e a dizer algumas palavras que não queria. Então decidi o horário de sair da mesa que seria sempre às 7.40. Nunca mais tive problemas! Aconteceu algumas vezes que a minha filha não terminou de comer então eu dizia muito calmamente "Temos de sair da mesa! Amanhã vais ser capaz de comer tudo." Claro que havia birras no início, mas agora funciona bem porque nunca cedi nesta regra. 

4. Sair de casa sempre à mesma hora
Depois do pequeno almoço temos 15 minutos para lavar os dentes, pentear, vestir os casacos e calçar os sapatos. Parece muito tempo, mas as crianças podem demorar horas para sair de casa. Depois de ficar cansade de ouvir-me dizer "Despacha-te!" e sentir-me a mãe mais stressada do mundo. Optei por dizer quantos minutos faltam para sairmos de casa, por exemplo "Só falta 5 minutos para sairmos de casa". 
Nem sempre funciona na perfeição, às vezes podem ir com o cabelo despenteado, ou vestem o casaco enquanto descem as escadas. Mas para mim é mais importante que percebam que estejam prontas ou não, vamos sair de casa à mesma hora. 

5. Ter os relógios de casa alguns minutos adiantado
Na cozinha tenho um relógio de parede enorme que está 15 minutos adiantado. Na porta de saída tenho outro relógio de parede com 10 minutos adiantado. Todos sabemos que os relógios estão adiantados, mas nunca nos lembramos disso no dia a dia. Então saimos de casa às 7.50 do relógio de casa, mas na verdade são 7.40. O que nos permite fazer uma viagem calma de bicicleta até à escola e chegar sempre 10 minutos antes do toque de entrada. 

Já tivemos manhãs muito desagradáveis, sentia-me mal comigo própria por repetir vezes sem fim "Despacha-te", "Estamos atrasadas", "És sempre a mesma coisa!", "Queres chegar atrasada? É isso?".  Mas agora mudei o discurso e todos os dias repito "Vamos lá! Somos a patrulha da rapidez!"

Sem comentários:

Enviar um comentário