quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dicas para Organizar os Livros das Crianças

 
Criar bons hábitos de leitura é o que todos os pais desejam para os seus filhos, mas...e quando os livros teimam estar sempre numa grande bagunça? Será que as crianças têm vontade de ler livros que estão no chão? sujos? desarrumados? Algumas dicas que podem ajudar:


1. Destralhar
Tem livros que o seu filho não gosta? Nunca teve interesse? Livros que já não são apropriados para a  idade? Se o livro estiver em bom estado pode doar a uma instituição, doar a uma escola, oferecer a um amiguinho, vender numa feira ou vender numa loja de segunda mão.

2. Lixo
O livro está em muito mau estado? Rasgado? Então para quê manter em casa um livro assim? Envie para a reciclagem do papel.

3. Separar os livros
Não deixe todos os livros disponíveis. Ao diminuir a quantidade, será mais fácil a criança encontrar os livros favoritos. Separe os livros por: "A guardar" ( livros para rotação e livros que ainda não são aconselhados para a idade da criança) e " A utilizar" ( livros separados por temas que a criança terá acesso)

4. Rotação de livros
Tal como os brinquedos, os livros podem ser rotativos. Organize e guarde uma caixa de "Livros para Rotação". Pode até ser a própria criança a escolher quais os livros que leva para a caixa e quais os livros que retira da caixa. Crie uma rotação semanal ou mensal de x livos, tal como uma ida à biblioteca.

5. Guardar os livros
Utilize caixas, cestos, cubos ou gavetas. Tudo pode servir para guardar livros. O mais importante é que a criança seja capaz de retirar o livro sem precisar de ajuda.

6. Criar nichos
Os livros podem estar em vários locais da casa tal como a sala, hall de entrada, quarto, casa de banho ou escritório dos pais. 

7. Arrumação
A arrumação deve ser o mais simples e fácil possível, ou os livros dificilmente retomam o seu lugar. Certifique-se de que a criança é capaz de arrumar os livros sozinha. O passo seguinte é "brincar ao arrumar" e vamos lá ver quem consegue arrumar mais livros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário