sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quadro para o Menu Semanal


Preciso mesmo de um quadro para planear o menu semanal? Preciso mesmo destas mariquices todas das cores e fotos? A resposta é SIM! Simplesmente a falta de planeamento das refeições deixa-me tão stressada, que não arrisco sair de casa de manhã, sem saber o que é o jantar. 

1. Faça um quadro à sua medida
Registe tudo o que é importante para si e faça o seu quadro. Para mim foi importante ter espaço para escrever o que tenho no frigorífico e no congelador. Afinal, quantas vezes abrimos o frigorífico, apenas para verificar o que lá tem? 

2. Divertido & Colorido
É importante que seja divertido! Não seria mesmo divertido ser as minhas filhas a fazer o jantar e dizer " Mamã, o jantar está pronto!"? Enquanto eu lia o meu livro favorito? Mas, enquanto isso não acontece posso olhar para o quadro afixado na parede da cozinha, e rir-me sozinha. 

3. Coloque fotos dos filhos
No meu quadro ( cá em casa) tem fotos das minhas filhas, todas sujas, de avental a fingir que estão a cozinhar. Elas adoraram a surpresa!

4. Envolver os filhos na decisão
Desde que comecei a escrever o menu com a ajuda das minhas filhas, o stress das refeições diminuiu. Elas não precisam decidir o que é o jantar, mas podem decidir se é acompanhado com massa ou arroz. E sentem-se importantes por isso.

5. O que almoçaste na escola?
Preparei um espaço para registar o que as minhas filhas comem na escola. No início da semana ou na sexta anterior, tiro uma foto do quadro da escola, e registo no meu menu.  Permite-me ter o cuidado de não repetir a refeição. 

6. Sugestões do Chefe
Este espaço é para motivar-me a cozinhar coisas novas. Na verdade não sou lá grande cozinheira, talvez por isso causa-me muito stress não ter as coisas planeadas. Este espaço é para obrigar-me a experimentar um prato novo por semana ou talvez por mês. É como criar um compromisso comigo própria :)

Sem comentários:

Enviar um comentário