quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dicas para criar uma caixa de memórias e não um sótão de memórias!


Imagem Pinterest

Algumas pessoas gostam de guardar tudo: roupas, sapatos, livros, lembranças de viagem, fotos, documentos, agendas, revistas ou até embalagens vazias que um dia podem mesmo precisar! Poucas destas pessoas terão tempo para ver todas as fotos guardadas, dar uso a todas as roupas e sapatos guardados, ler todos os livros ou folhear todas as revistas. O importante não é a quantidade de coisas guardadas no sótão! O importante é a utilidade que damos às coisas importantes que estão guardadas!

Dicas para criar uma caixa de memórias:

1. Qual o limite?
Quando o limite fica definido desde o início, é mais fácil decidir o que vai guardar. Pode optar por uma única caixa para todas as "coisas" a guardar. Para quem tiver mais dificuldade em decidir pode escolher uma caixa para cada item: roupas, brinquedos, livros, fotos, desenhos. Pode também utilizar um móvel com gavetas, tal como esta ideia fantástica.

2. Guardar para quem? Para quê?
Poucas pessoas conseguem responder a estas perguntas, talvez porque normalmente as pessoas guardam porque sim. Porque têm espaço em casa, ou porque não querem tomar a decisão de não guardar. Se você não sabe para quem vai guardar a caixa, como vai decidir o que deve guardar?
Dicas: Pode fazer uma caixa para si, para cada um dos filhos, para oferecer ao parceiro/a no aniversário de casamento, para oferecer a uma pessoa amiga. 

3. Consegue visualizar?
Imagine que quer fazer uma surpresa ao seu filho no seu 20º aniversário, e vai oferecer-lhe as lembranças mais importantes das sua infância. Como seria essa prenda? Uma caixa grande de cartão com um laço vermelho, onde estão as chupetas que usou, a primeira roupa, os sapatos que aprendeu a andar, o peluche favorito. Ou a prenda seria 10 caixas de brinquedos, 15 caixas de roupas, 5 caixas de desenhos e rabiscos, e 10 caixas com todos os livros escolares. 
Dica: Sempre que guardar mais uma caixa no sótão, lembre-se de fazer o exercício da visualização. 

4. O que é importante guardar?
Pode guardar o que representa bons momentos, o que foi mesmo especial na sua vida ou na vida de alguém. Guarde objetos que contem histórias! Quanto menos guardar, mais especial será a caixa de memórias. Não deve guardar objetos que lembrem momentos tristes, pessoas que não gosta, ou cartas que não quer ler, tal como a Marie Kondo defende "Guarde apenas as coisas que falam ao seu coração".

3 comentários:

  1. Gostei muito! Nunca me tinha ocorrido a necessidade de pensar no "para quê" e "para quem" guardar determinados objectos. Parece que as coisas têm autoridade própria para existir e não precisam de justificação. Mas, na realidade, precisam... Muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa! Já tinha pensado em ti quando tive a ideia deste post, ainda estavas grávida e achei que seria útil. Passaram-se uns meses e ainda bem que chegou a tempo :)

      Eliminar
  2. Aonde arranjou essas malinhas... eu gosto tanto...
    gabriel.ribeiro.08@gmail.com

    ResponderEliminar