segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Preparar o frigorífico para o Natal

Imagem Pinterest
Uma das dicas fantásticas da Isabel Rodrigues de Doces Balanços, que ouvi num workshop sobre a preparação do natal, foi:  "Deve consumir os alimentos existentes no frigorifico e congelador na semana antes do natal, vai permitir ter espaço disponível para os alimentos que comprar e ainda poupa dinheiro".

E porque vai precisar de ter um frigorífico limpo e organizado, algumas dicas para limpar e preparar espaço antes do natal: 

1. Retire todos os alimentos do frigorífico e congelador
Todos os alimentos estragados devem ir para o lixo. Os que ainda estiverem em bom estado conserve-os com gelo, enquanto limpa o frigorifico.

2. Retire as prateleiras e gavetas 
Coloque-as junto à pia da louça e esfregue com uma esponja, água morna e sabão. 
 
3. Limpe o interior 
Use uma esponja húmida e uma toalha limpa.Limpe sempre de cima para abaixo para evitar salpicar as zonas que já estão limpas. 

4. Alimentos nos seus devidos lugares
Depois de limpar o frigorífico volte a colocar todos os alimentos. Verifique de que todos os recipientes ficam secos, limpando muito bem o excesso de água com um pano seco.

Topo: Leite, queijo e iogurtes

Prateleiras do meio: Restos de comida, bolos e produtos que mencionam  “refrigerar depois de aberto”

Prateleira acima das gavetas: Local indicado para colocar carne e peixe frescos

Gavetas inferiores: Legumes e frutas 

Porta do frigorífico: Bebidas, manteiga e molhos

Ao arrumar os alimentos no frigorífico, os produtos recém adquiridos devem ser guardados atrás dos que já lá existiam. Ajuda a garantir que consumimos os alimentos antes de expirar a data de validade e assim, a reduzir a quantidade de comida deitada fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário