sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Preciso mesmo limpar a casa?


AGOSTO É....
Agosto é o mês que dedico à família!
É o mês de quebrar as regras, sair das rotinas e permitir-me ter a casa "bagunçada" de vez em quando...ou quase sempre. É o mês que não quero saber do checklist das limpezas, não quero saber a quantidade brinquedos espalhados pelo chão, e não quero saber da montanha de roupa acumulada para engomar. 

5 Dicas para o Speed Cleaning em agosto: 

1. Limite o tempo
O meu relógio do forno, regista facilmente 10 minutos no cronómetro. É esse botão que carrego quando não me apetece fazer nada, quando estou cansada, ou quando a cozinha está virada do avesso. Prometo a mim própria: é só 10 minutos! E depois acontece qualquer coisa... como por magia e começo a arrumar ou limpar a toda a velocidade. 

2. Deixe a família ajudar
As minhas filhas são pequenas e estão sempre a pedir para ajudar. Demora mais tempo até concluir as tarefas, mas...estamos em agosto...é o mês de deixar os filhos experimentar coisas novas. 

3. Prepare um espaço de "espera"
Tenho uma mesa na marquise com a função de receber tudo o que chega a casa e que precisa de uma "acção". Ou seja, tudo o que vem da praia, piqueniques, passeios ao parque, viagens e que não tenho tempo de tratar nesse momento. Assim fica tudo junto à espera que cada coisa siga o seu destino: máquina de lavar, limpar com um pano, arrumar, cozinha, ou simplesmente lixo.  

4. Prioridades
Não há tempo para fazer toda a limpeza da casa, nem sequer vontade para dedicar-me aos trabalhos domésticos. As minhas prioridades estão bem definidas: limpar o chão é importante, manter a cozinha arrumada e casas de banhos limpas. O pó sobre os móveis? Isso pode esperar!

5. Esqueça a perfeição
Há 2 anos tentei ser uma mãe organizada em agosto e o resultado é que tive as piores férias da minha vida. Desde então quero apenas divertir-me em família e quando setembro chegar voltarei a ser a Ligia Noia organizada :)

Sem comentários:

Enviar um comentário