sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Destralhar com a Rute

Muitas vezes gostaria de saber o que torna um workshop especial para alguém? Como posso deixar uma marca nas pessoas? Como posso lançar a "semente" do Destralhar? Este post na Rute Vila Pouca, é como uma viagem dentro do Workshop Destralhar para Aumentar a Produtividade. Adorei!

Há duas semanas andava a ver a programação da Cidade das Profissões e deparei-me com um workshop para o dia 30 de Setembro chamado "Destralhar para Aumentar a Produtividade" com a Ligia Nóia. Foi o nome da oradora que prendeu a minha atenção. Organizar com Ligia Noia é uma página/blog que sigo já há algum tempo no facebook e a qual gosto muito pois tem imensas dicas de organização. Confesso que não sabia bem para o que ia mas além do nome interessante eu gostava da oradora, havia como correr mal? ​

​ Ainda bem que me inscrevi! Foi bom, animado e gratificante! Ao longo das duas horas de workshop encontrei-me numa sala com outras pessoas onde me identifiquei com alguns dos seus problemas de organização, gestão de tempo e até sobre como lidar comigo e com os outros quando eles não têm os mesmos métodos de organização que eu (pois é, neste último ponto pode estar o verdadeiro stress) e recebemos muitas dicas!

Começamos por falar do conceito de "destralhar" e o que é a tralha. Como é que elas nos podem tirar a produtividade? entre outras coisas ... mas quando se tocou no assunto "Destralhar" a Mente, o workshop ficou ainda mais interessante e foi a surpresa para mim. Algo tão simples e importante para o nosso dia a dia sobre o qual eu nunca tinha reflectido! Debateu-se o tema da depressão e a organização como terapia . . . a verdade é que quando se pensa na depressão como uma simples desorganização da mente que nos torna inseguros e incapazes de tomar decisões, tudo parece mais fácil e motivante!
Serviu para reflectir, desanuviar e aprender. A uma dada altura a meio de um debate a Ligia disse não ser psicóloga e por isso não poder ajudar muito mais além do que já tinha feito e eu lembro-me de pensar "Mas porquê que não o é?! Dava tanto jeito!". ☺

Saí de lá cheia de vontade de destralhar tudo! A minha mente, a minha vida pessoal e as minhas coisas!

Conclusões Importantes:
1º Não podemos mudar ninguém, mas podemos influenciar dando o exemplo!
2º Vivemos cada vez mais ansiosos e stressados, o que torna a organização um factor importante! (Se vivemos, identifico-me muito com este ponto!)
3º Se alguém, alguma coisa ou algum objecto não nos faz feliz, então não precisamos dele!
4º Um workshop interessante, depois da hora de almoço e numa quarta-feira, pode melhorar e inspirar o nosso dia! ☺

Se tiverem a oportunidade de assistir a um workshop da Ligia, não creio que se venham arrepender!

Obrigada pela oportunidade, partilha de conhecimentos e pelas palavras Lìgia!

​Rute Vila Pouca

Sem comentários:

Enviar um comentário