quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Feira Mini Porto Belo: Vender o que o seu filho não precisa!


Quando conheci a Feira Mini Porto Belo, adorei o conceito! Uma feira em que as crianças é que vendem, cada criança tem a sua "barraca", o preço máximo dos objetos que vendem é 1€, podem vender na feira tudo o que quiserem: brinquedos, livros, roupas, malas, mochilas, jogos, bijuterias, peças de artes feitas pelas próprias crianças, bolos. Mais informações aqui

Para além de ser uma forma de destralhar o que não precisam, as crianças aprendem a partilhar (o que não precisam pode ser útil para outra criança), a fazer escolhas (escolher o que vai vender e o que fica em casa) e tomar decisões sobre o dinheiro que recebem (se tiverem um objetivo específico para o dinheiro que ganham, torna-se mais motivante). 

Quando os pais estão preocupados com o excesso de coisas dos filhos, esta é a minha dica: Feira Mini-Porto Belo!

1. Leve o seu filho a conhecer a Feira
A próxima feira será no dia 24 outubro (sábado) na praça Carlos Alberto no Porto. Horários 14h-16h e 16h30-18h30. Vá com o seu filho e explique como funciona a feira. Quando levei a minha filha de 4 anos a conhecer a feira, ela gostou tanto que ao chegar a casa organizou a sua feira na sala, com um armário improvisado e vendia os brinquedos à irmã de 2 anos. 

2. Prepare uma caixa 
A Caixa deve ser identificada com o nome da criança e a palavra Vender! Dentro da caixa vá guardando os brinquedos, malas, pulseiras, material escolar, livros, etc..que a criança não precisa, não usa e nem gosta. 

3. Destralhar
Com a caixa preparada, começe a detralhar. Ver dicas aqui

4. Envolver as crianças na decisão
Uma mãe disse-me "É tão mais fácil ser eu a destralhar, a minha filha só atrapalha". Nem sempre os filhos querem destralhar as coisas que nós queremos, e isso cria conflitos. Se envolver os filhos na decisão, eles sentem-se importantes, independentes e colaboram de uma forma fantástica. 

5. Convidar amiguinhos
Se juntar mais um ou dois amiguinhos do seu filho, em que cada um traz as suas "coisas" para vender. Será muito mais divertido!

6. Ter um objetivo!
Também é importante ensinar o valor do dinheiro às crianças. O seu filho quer um jogo novo? Então o dinheiro que ele ganhar na feira poderá ser para esse jogo que ele tanto quer. 

7. O seu filho aprende
O que acho mais interessante nesta feira é observar as crianças. As crianças é que recebem o dinheiro e dão o troco. É adorável ver aquelas mãozinhas a contar as moedas, e o rosto de felicidade de cada vez que vendem qualquer coisa.  Na última vez que lá fui, uma menina de uns 5 anos perguntava a todas as pessoas "Não quer levar uma fatia de bolo para o lanche?"  E com esta idade ela já liderava com toda a segurança. 

Sem comentários:

Enviar um comentário