sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Consegue imaginar o seu filho de 2 anos a preparar o café da manhã?




  
Fiquei tão impressionada com este vídeo de uma criança de 2 anos a preparar o café para o pai, que gostaria de deixar alguns comentários que talvez não se tenha apercebido.

1. O pai da criança nunca utiliza a famosa frase " Não! Não toques aí que podes magoar-te"

2. Quantas vezes o pai agradece a ajuda do filho? Quantas vezes repete "Obrigado"? Muitas!

3. Em nenhuma situação o pai vai lá ajudá-lo a realizar uma tarefa. Mesmo quando o a criança quase não consegue tirar o leite,  o pai espera, porque quer ensinar ao filho que ele é capaz de fazer isso sozinho. 

4. A criança percebe perfeitamente que as coisas que utilizou precisam voltar para o lugar onde estavam, o que é lixo vai para o lixo e a louça suja precisa ser lavada. Sem dúvida a minha parte favorita :)

5. Mas é preciso não esquecer de algo muito importante: esta criança certamente passou por muitos momentos de frustração, para chegar a este nível aos 2 anos. Talvez partiu alguns jarros com leite, algumas chávena de café, chorou muitas vezes por não conseguir chegar ao botão para ligar a máquina do café. É por isso que os nossos filhos não são assim, porque gostamos tanto deles e não queremos vê-los sofrer, partir coisas ou termos de limpar o chão, quando já estamos atrasados de manhã. 

6. Uma dica....Da próxima vez que o seu filho perguntar Posso Ajudar? Aceite a sua ajuda!

4 comentários:

  1. Vou ter em conta, quando a minha pequenina começar a querer dar uma mãozinha lá em casa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode dar mais trabalho aos pais, mas....vai ter uma pequenina muito feliz por ajudar :)

      Eliminar
  2. Revejo um pouco o que acontece cá em casa! O meu rapazola está a 3 meses de fazer 3anos e adora ajudar-nos a cozinhar! O meu maior receio é sempre q ele caia do banco que usa para chegar á bancada... É impressionante ver como aprendem a observar-nos e a errar... Sim, o leite cai, as coisas partem-se e sujam-se... Mas ele (e nos!) já aprendemos a limpar e a arrumar as vezes q forem necessárias!
    Cá por casa, quando ele pede para ajudar, explicamos-lhe alguns perigos e deixamos ajudar... Enquanto isso, ficamos um pouco com o coração apertado a ver se não se aleija e com o coração cheio de orgulho!!
    Beijos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha! Acontece-me o mesmo. Não é nada fácil ter filhos independentes, ficamos inseguros, até dá medo vê-los fazer tarefas arriscadas. Mas acredito que no futuro, será fantástico ver os resultados :)
      Bjs do Norte

      Eliminar