sábado, 4 de fevereiro de 2017

Desconectar faz bem! Por It´s (not) so Simple


 A Mafalda de It´s (not) so simple! sugeriu este tema, num momento em que eu estava mesmo a precisar "desligar" do smartphone. Achei que seria um post perfeito para começar 2017 a destralhar...

"Hoje em dia, temos o mundo na ponta dos dedos. O nosso smartphone transporta-nos para os mais variados contextos numa questão de segundos: de uma compra online, para uma chamada da nossa mãe, de um email de um amigo distante para um pedido do nosso chefe e de um SMS publicitário para um vídeo que as redes sociais tornaram viral.

Estarmos permanentemente acessíveis por meios eletrónicos cria expetativas e há pessoas que esperam que estejamos sempre disponíveis para responder aos seus pedidos.

A ideia de que somos mais produtivos porque estamos sempre conectados com o que nos rodeia é uma enorme ilusão.

Constantemente ligados estamos apenas em modo “frenético”, em modo “não-me-digas-nada-que-tenho-milhões-tarefas-e-vou-tentar-fazê-las-todas-sem-conseguir-chegar-ao-fim-de-nenhuma”.

Esta conexão contínua criou em nós o medo de nos tornarmos redundantes, desnecessários, de estar a perder alguma coisa, de não estar a par de toda e qualquer novidade.

Tudo isto está a ter efeitos negativos nas nossas vidas. Sobretudo nos nossos relacionamentos, que estão a tornar-se mais frágeis e efémeros, apesar da aparente facilidade de comunicação.

Quando falamos com alguém olhando para um ecrã, estamos a dizer a essa pessoa que ela não é o mais importante naquele momento e que não tem a nossa total atenção.
Num mundo tão acelerado, é fácil esquecer que o nosso cérebro precisa de desconexão, de momentos de pausa e descanso. Precisamos de sossego, de estar só connosco próprios, com os nossos pensamentos.
Precisamos de tempo para sermos só e apenas nós.
Por isso, desconecta.

E aproveita os espaços de desconexão para olhar para dentro de ti e desfrutar do teu maravilhoso mundo interior. Só tu e aquilo que tu sentes. Sem medos!

Verás que a tua importância, o teu valor, vêm de dentro de ti e não de algo que aparece num ecrã…"


Por Mafalda, do blogue It’s (not) so simple! 

2 comentários:

  1. Olá Lígia!

    Como sempre as palavras da Mafalda deixaram me muito inspirada.
    Parabéns para ti e para ela por esta parceria.
    Beijinho e boa semana 🌸

    ResponderEliminar