terça-feira, 5 de junho de 2018

Crie uma caixa de memórias para cada criança

Imagem Minbebis



Adora guardar todas as lembranças, roupas, brinquedos e desenhos dos seus filhos? Este post é para sí :)

O importante não é a quantidade de coisas guardadas no sótão! O importante é a utilidade que damos às coisas importantes que estão guardadas! Como fazer isso? Crie uma caixa de memórias para cada filho, com as lembranças que representam os momentos mais importantes da sua vida.

Dicas para começar a criar uma caixa de memórias:

1. Visualizar
Imagine que quer fazer uma surpresa ao seu filho no seu 20º aniversário, e vai oferecer-lhe as lembranças mais importantes da sua infância. Como seria essa prenda? Uma caixa grande de cartão com um laço vermelho, onde está a primeira roupa, os sapatos que aprendeu a andar, o peluche favorito. Ou a prenda seria 10 caixas de brinquedos, 15 caixas de roupas, 5 caixas de desenhos e rabiscos, e 10 caixas com todos os livros escolares?
Se escolheu a primeira opção consegue visualizar o rosto de felicidade do seu filho? Uma única caixa, cheia de momentos felizes!
Se escolheu a segunda opção, consegue visualizar o rosto de pânico do seu filho? O que fará com tantas coisas? Como saberá onde estão as suas lembranças favoritas?

2. Objetos que contam histórias
Guarde objetos que contam histórias e representam momentos que gostaria de um dia contar ou mostrar ao seu filho. Quanto menos guardar, mais especial será a caixa de memórias. Não deve guardar objetos que lembrem momentos tristes, objetos replicados, ou sem qualquer significado. Tal como a Marie Kondo defende "Guarde apenas as coisas que falam ao seu coração"

3. Definir um limite
O limite pode ser uma caixa, um armário ou um baú. Quando o limite fica definido desde o início, é mais fácil decidir o que vai guardar. Se tem objetos grandes demais, pode optar por tirar uma foto e guardar a foto com uma legenda.  Pode utilizar uma caixa grande e depois utilizar várias caixas pequenas dentro para separar as lembranças escolares, os brinquedos, desenhos, roupas, etc...  Algumas lembranças que não cabem na caixa, podem ser expostas numa estante ou moldura durante algum tempo. Mas não tem que guardar tudo, o seu filho não terá tempo para ver tudo.

10 sugestões do que pode guardar:
1. A primeira roupa que vestiu
2. Os sapatos que aprendeu a andar
3. A última chucha 
4. O peluche favorito
5. O avental que a avó custurou
6. O diário que os pais fizeram durante a gravidez
7. O livro que adorava folhear e morder
8. A fralda de pano que utilizava para adormecer
9. O bilhete da primeira viagem de avião
10. O caderno onde escreveu pela primeira vez

Este texto foi inicialmente publicado no site  Pumkins.pt

 

Sem comentários:

Enviar um comentário